QUAIS SÃO OS TIPOS DE VIGAS E O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO PARA O SEU POSICIONAMENTO?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

QUAIS SÃO OS TIPOS DE VIGAS E O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO PARA O SEU POSICIONAMENTO?

Atualizado: 30 de mai. de 2022



Assim como os pilares e as colunas, as vigas são elementos estruturais responsáveis pela sustentação e equilíbrio de pesos de uma edificação. A elas é atribuída a função de transmitir os esforços das lajes e paredes para os pilares, que por sua vez direcionam as cargas para as fundações, garantindo resistência a estrutura.


E COMO É FEITO O SEU DIMENSIONAMENTO?


É pensado de forma que a largura da viga acompanhe a largura da parede e a altura varie de acordo com a carga suportada. Estes valores são calculados no projeto estrutural, que, associado ao projeto arquitetônico também deve avaliar os tipos de viga e o material utilizado para melhor atender a necessidade da edificação.


Os principais modelos de viga são:


Vigas em balanço:


Estas vigas são caracterizadas por possuir apenas um apoio, dessa forma toda carga é distribuída para apenas um ponto de fixação.


Vigas biapoiadas:




Estas vigas são caracterizadas por possuir dois apoios, estes podem ser dois apoios simples, um simples e um engaste, ou dois engastes o que caracteriza uma viga biengastada.



Viga contínua:





Estas vigas são caraterizadas por por possuir múltiplos apoios. E entre os tipos de vigas estão:


  • Vigas de Madeira:




São exemplos de vigas de madeira: as vigas de folheado, de madeira laminada, de compensado e de tábuas sólidas. Costumam estrar presentes principalmente em estruturas de telhados e de forma aparente o que garante a elas não só a função de sustentação mas também de componente estético do projeto.


  • Vigas de Aço:





Utilizadas em construções tanto comerciais quanto residenciais, as vigas de aço apresentam comparada ao concreto mais resistência e menos peso. São utilizadas também em alguns métodos construtivos pré moldados.


  • Vigas Treliçadas:





Formadas pela junção de treliças. Uma de suas vantagens é a redução de peso das estruturas e a capacidade de vencer grandes vãos, por isso é comumente utilizada na construção de pontes.


  • Vigas de Concreto:



As vigas de concreto são atualmente as mais utilizadas na construção civil, devido a uma boa resistência e adaptação as exigências do terreno. Estão mais presentes em construções residenciais.


  • Vigas Mistas:


As vigas mistas são vigas compostas por mais de um material. Essa estratégia é justificada pela junção das vantagens dos materiais utilizados e/ou pela redução de custos.


Para a definição do tipo e do material da viga é necessário avaliar a carga que será suportada, o contexto da obra, as necessidades do layout e da estética do projeto, o local de aplicação e o orçamento.


Para assegurar que esta análise seja feita pensando no melhor para sua construção e na garantia do seu conforto e segurança entre em contato conosco! E para mais informações continue acompanhando nossos blogs!


555 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page