Assim como os pilares e as colunas, as vigas são elementos estruturais responsáveis pela sustentação e equilíbrio de pesos de uma edificação. A elas é atribuída a função de transmitir os esforços das lajes e paredes para os pilares, que por sua vez direcionam as cargas para as fundações, garantindo resistência a estrutura.
E COMO É FEITO O SEU DIMENSIONAMENTO?
É pensado de forma que a largura da viga acompanhe a largura da parede e a altura varie de acordo com a carga suportada. Estes valores são calculados no projeto estrutural, que, associado ao projeto arquitetônico também deve avaliar os tipos de viga e o material utilizado para melhor atender a necessidade da edificação.
Os principais modelos de viga são:
Vigas em balanço:
Estas vigas são caracterizadas por possuir apenas um apoio, dessa forma toda carga é distribuída para apenas um ponto de fixação.
Vigas biapoiadas:
Estas vigas são caracterizadas por possuir dois apoios, estes podem ser dois apoios simples, um simples e um engaste, ou dois engastes o que caracteriza uma viga biengastada.
Viga contínua:
Estas vigas são caraterizadas por por possuir múltiplos apoios. E entre os tipos de vigas estão:
Vigas de Madeira:
São exemplos de vigas de madeira: as vigas de folheado, de madeira laminada, de compensado e de tábuas sólidas. Costumam estrar presentes principalmente em estruturas de telhados e de forma aparente o que garante a elas não só a função de sustentação mas também de componente estético do projeto.
Vigas de Aço:
Utilizadas em construções tanto comerciais quanto residenciais, as vigas de aço apresentam comparada ao concreto mais resistência e menos peso. São utilizadas também em alguns métodos construtivos pré moldados.
Vigas Treliçadas:
Formadas pela junção de treliças. Uma de suas vantagens é a redução de peso das estruturas e a capacidade de vencer grandes vãos, por isso é comumente utilizada na construção de pontes.
Vigas de Concreto:
As vigas de concreto são atualmente as mais utilizadas na construção civil, devido a uma boa resistência e adaptação as exigências do terreno. Estão mais presentes em construções residenciais.
Vigas Mistas:
As vigas mistas são vigas compostas por mais de um material. Essa estratégia é justificada pela junção das vantagens dos materiais utilizados e/ou pela redução de custos.
Para a definição do tipo e do material da viga é necessário avaliar a carga que será suportada, o contexto da obra, as necessidades do layout e da estética do projeto, o local de aplicação e o orçamento.
Para assegurar que esta análise seja feita pensando no melhor para sua construção e na garantia do seu conforto e segurança entre em contato conosco! E para mais informações continue acompanhando nossos blogs!
Comentarios