Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

VERGA E CONTRAVERGA: A SOLUÇÃO PARA EVITAR TRINCAS NAS QUINAS DE ESQUADRIAS



Sabe aquela trinca de 45º bem na quina da janela ou da porta? Então, ela provavelmente denuncia a falta de verga e contraverga nos vãos, o que infelizmente é muito comum nas obras em alvenaria. Vale a pena ressaltar que trincas, rachaduras e fissuras podem ser um indicador de graves problemas estruturais.


Mas e aí, o que são verga e contraverga?


São elementos estruturais dispostos abaixo (contraverga) e acima (verga) das esquadrias. Nessas regiões ocorre um acúmulo de cargas e tensões, o que acaba sendo transferido para a argamassa e posteriormente para o acabamento, e é evitado com o uso das vergas e contravergas, que atuam como pequenas vigas distribuindo as cargas e tensões.




Como dimensioná-las?


Conforme o indicado pela NBR 8545/1984, elas devem ter no mínimo 10 cm de altura (por comodidade na hora da execução, é interessante que a altura seja igual à do bloco) e exceder o vão em 20 cm dos dois lados, além de recomendar que em vãos próximos e de mesma altura, se utilize uma única verga.


As vergas e contravergas podem ser feitas no local (in-loco) ou pré moldadas, como é o caso dos blocos canaletas (que podem te ajudar a poupar tempo). No índice SINAPI (Sistema Nacional de Preços e Índices) feito pela Caixa Econômica, as vergas e contravergas possuem as seguintes classificações:

  • Vergas pré-moldadas para janelas e portas;

  • Vergas moldadas in loco, em concreto, para janelas e portas;

  • Vergas moldadas in loco, com utilização de blocos canaleta, para janelas e portas;

  • Contravergas pré-moldadas;

  • Contravergas moldadas in loco, em concreto;

  • Contravergas moldadas in loco, com utilização de blocos canaleta;

  • Cintas de amarração de alvenaria moldadas in loco, em concreto;

  • Cintas de amarração de alvenaria moldadas in loco, com utilização de blocos canaleta.

É importante salientar que as vergas e contravergas (juntamente com a devida armadura) são corretamente dimensionadas durante o Projeto Estrutural, que também resguarda sua construção dos outros tipos de trincas, rachaduras e fissuras, e o dimensionamento é feito de acordo com as normas vigentes, por um profissional habilitado. A Ideal oferece esse serviço, entre em contato com a gente e solicite seu orçamento gratuito!



66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo