Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

CLARABOIA: TIPOS E VANTAGENS


As claraboias são como aberturas na cobertura ou no alto das paredes de uma edificação, normalmente cobertas com placas de vidro.


QUAL A SUA FUNCIONALIDADE?


  • Permitir a entrada de luminosidade e por vezes ainda, ventilação nos ambientes da sua casa.


  • Seu uso otimiza ambientes com pequena quantidade de janelas, como as escadas e os corredores de circulação por exemplo. Mas lembrando que isso não é uma regra. Você pode instalar claraboias onde julgar necessário, ou esteticamente agradável em sua casa.


Salientamos que as claraboias da sua edificação devem ser previstas ainda na etapa de projetos.


TIPOS DE CLARABOIA


  • Cúpula: Esse tipo de claraboia é comum e imponente em edificações de estilo clássico e possui um grande alcance de iluminação no ambiente devido à sua maior face de contato com a luz natural. No entanto, é importante observar as condições climáticas locais, pois esse tipo de abertura pode causar desconforto térmico em dias ensolarados.


  • Clarabóia Tubular: Este é um dos modelos mais populares de clarabóia no Brasil, principalmente por sua função. Possui uma abertura menor, o que otimiza gastos, e funciona como um refletor de luminosidade. Ou seja, mesmo com seu tamanho reduzido, as reflexões ampliam o alcance da luminosidade no ambiente.


  • Shed: Os sheds são um tipo de iluminação zenital que se harmonizam muito bem com grandes ambientes. Atualmente, são considerados os queridinhos dos arquitetos, principalmente pelo conjunto funcionalidade + estética. São caracterizados por sua inclinação lateral, verticalmente.


  • Lanternin: Esse também é um tipo de iluminação zenital muito comum nas edificações brasileiras. Sua característica principal é a otimização de entrada de luminosidade e ventilação para quem busca claraboias com aberturas móveis.


  • Átrio: Mais comum em edifícios com alturas significativas, como comerciais e igrejas, essa solução traz uma boa iluminação, beleza, e vista para o céu.


VANTAGENS


Uma clarabóia pode iluminar até 8 vezes mais o seu ambiente em relação à uma janela. Isso porque, a maioria delas é proposta horizontalmente, permitindo contato mais direto com a luz natural.

Desta maneira, você conseguirá economizar na sua conta de energia elétrica, já que a iluminação natural poderá suprir suas necessidades durante o dia.

Nos casos de abertura para ventilação, as claraboias contribuem para o chamado efeito chaminé, que proporciona a circulação de ar naturalmente, e libera o ar quente pela cobertura, trazendo conforto climático ao ambiente evitando o efeito estufa.


E aí, já decidiu qual a sua preferida? A luz e a ventilação natural não possuem custos e são fontes infinitas de sustentabilidade e economia para sua casa.


A Ideal Consultoria tem soluções arquitetônicas para tornar a obra mais sustentável e econômica. Bora começar a sua? Entre em contato conosco para mais informações.


53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo