top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

O QUE ANALISAR ANTES DA COMPRA DE UM TERRENO?


Adquirir um terreno próprio é um passo muito importante na vida de várias pessoas. Mas você sabe quais os pontos a serem analisados antes de realizar essa compra? Antes de respondermos essa pergunta, é importante que você saiba o por quê e a necessidade de avaliarmos antes da finalização do contrato de compra.


Ao entender completamente as características do terreno, tais como localização, topografia, zoneamento e disponibilidade de serviços públicos, você poderá avaliar a compatibilidade do terreno com o seu propósito, assim reduzindo os riscos associados à compra. Essa análise detalhada sobre o terreno interessado, permite identificar potenciais problemas e oportunidades para o comprador, além de fornecer uma melhor estratégia para o projeto futuro.


Para ajudar você a comprar o melhor terreno, segue abaixo itens importantes a serem analisados:


1. Documentação: O primeiro passo é analisar a documentação para saber a situação que o terreno se encontra, pedindo uma matrícula do imóvel no cartório de registro de imóveis. Nele estará todo o histórico do terreno, ou seja, quem foram os antigos donos, se houve construção, demolição e outras averbações.


2. Localização: É um ponto muito importante na análise do terreno em interesse. Casas para moradia tendem a querer áreas mais tranquilas, enquanto imóveis comerciais ou conjugados, o ideal são em ruas ou regiões de maior movimento e circulação de pessoas. No entanto, regiões muito isoladas também não são uma opção especialmente pensando na segurança. É claro que isso depende do ponto de vista de cada um.


3. Desnível: É um terreno plano ou há desníveis? O desnível é aceito na maioria dos casos, mas quando ele é muito acentuado, os custos para nivelar são altos e assim a construção encarece. O problema é maior quando o desnível é para o fundo do terreno, como ocorre quando o imóvel fica do lado de baixo da rua. A topografia do terreno vai impactar de várias formas, sendo elas no custo da obra, o projeto mais adequado, tempo de construção e até na maneira de usar a construção pós obra.


4. Fatores ambientais: Os mesmos incluem posição do sol, inundações, deslizamentos de terra e riscos sísmicos. No caso da posição do sol, ele precisa ser analisado para que assim seja utilizado a favor do seu projeto e criar um ambiente confortável.


6. Infraestrutura e Serviços públicos: Certifique-se de que o lote tenha acesso adequado a infraestrutura básicas: eletricidade, água, esgoto, etc. Caso não tenha, procure saber os custos e as restrições para colocar em prática.


Comprar um terreno é também um investimento significativo, e é essencial uma análise completa antes da compra. Ao considerar todas as dicas acima, você estará preparado para fazer uma escolha que atenda suas necessidades e objetivos a curto e longo prazo.


Lembre-se que um conhecimento adequado é fundamental para garantir um investimento bem-sucedido. Nós da Ideal Consultoria podemos lhe entregar um projeto de excelência, que não te gere dúvidas ou dores de cabeça! Entre em contato com nosso time.


Por Débora Iolanda,Trainee Ideal

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page