top of page
Buscar
  • Ideal Consultoria Júnior

Como saber se meu imóvel precisa de laudo estrutural?


  • Primeiramente, você sabe o que é um laudo estrutural?

Laudo estrutural é um documento elaborado por um profissional capacitado, com base nos dados obtidos a partir de uma análise técnica de uma determinada construção. Como objeto de estudo dos laudos tem-se elementos estruturais como lajes, vigas, pilares etc. elementos de vedação e revestimento. Sua principal função é identificar possíveis patologias, bem como atestar a estabilidade da edificação e propor as devidas soluções.


  • Quando minha construção precisa de um laudo estrutural?

Existem duas situações possíveis para a necessidade de um laudo estrutural:


1. Reforma:

Durante algumas reformas se faz necessário a demolição de paredes, que em alguns casos podem exercer função estrutural, alterando a maneira com que a estrutura interage com os esforços, daí a importância de analisar o seu comportamento.


2. Possíveis alterações na estrutura:

Quando observa-se o aparecimento de trincas, infiltrações, armadura exposta, ruídos e instabilidade na estrutura, que podem ser causadas por falhas construtivas ou ação do tempo colocando a segurança da obra em risco.


  • Quem pode emitir o laudo?

O profissional responsável pela elaboração do laudo é o engenheiro civil, que deve avaliar a obra formulando assim um documento seguindo as diretrizes vigentes. E por fim emitir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), tornando-se responsável pela estabilidade da estrutura.

Está pensando em reformar o seu apartamento, demolir uma parede ou até mesmo observando irregularidades na estrutura da sua casa? Nós da Ideal contamos com um time capacitado e pronto para te ajudar!

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page