CONSTRUÇÃO OU REFORMA? ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE PROJETO ARQUITETÔNICO E AS BUILT.
top of page
Buscar
  • Foto do escritorIdeal Consultoria Júnior

CONSTRUÇÃO OU REFORMA? ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE PROJETO ARQUITETÔNICO E AS BUILT.

Atualizado: 6 de out. de 2022



Projeto Arquitetônico


O Projeto arquitetônico é onde as ideais deixam de ser ideias e se tornam algo viável para a execução. Para isso é preciso realizar 3 etapas:


1) Entrevista e elaboração de necessidades: é onde o engenheiro ou o arquiteto tem uma entrevista com o cliente para identificar tudo que ele deseja na obra;


2) Anteprojeto: no anteprojeto é o momento em que a proposta apresentada pelo profissional deve ser entendida pelo cliente, os desenhos podem incluir planta baixa, implantação, situação, planta de cobertura, cortes, fachadas e maquetes. Nessa etapa vários aspectos são levados em conta, como a análise do terreno.


3) Projeto executivo: essa etapa é o momento em que todos os questionamentos já foram sanados. O projeto executivo é o mais detalhado tecnicamente, já que é utilizado para a aprovação da prefeitura e pode ser chamado de projeto legal.


As Built


O As built é a última etapa do projeto, é um documento feito no final da obra. Quando for finalizada, devem ser feitos os novos desenhos com as mudanças que ocorreram para que haja uma comparação com o projeto anterior.


MAS, PRA QUE SERVE O AS BUILT?


Serve para documentar as condições de uma construção mantendo sempre atualizado.

A norma ABNT NBR 14.645:2011 padroniza como o as built deve ser realizado, especificando os métodos em todo território nacional, diminuindo os erros cometidos durante o processo além de garantir praticidade e segurança para futuros projetos licenças e autorizações.


O que compensa mais, construir ou reformar?


Ao pensar nessas duas formas várias dúvidas surgem, e para isso um objetivo principal tem que estar em mente, como: “no momento, tenho tempo para iniciar uma construção?” ou “será que uma reforma vai suprir tudo que eu quero?”. Com isso, estas são as VANTAGENS ao fazer uma dessas escolhas:


  • Construir:


Maior personalização: criar uma construção do início significa uma personalização por completo, desde escolher o terreno até o estilo da fachada.

Casa mais sustentável: o aproveitamento da iluminação natural, aquecimento solar e planejamento dos gastos.


  • Reformar:


Valorização do lugar: Pense em um local sem rachaduras, com um planejamento nas divisões dos cômodos, um imóvel com maior qualidade com certeza será mais valorizado comercialmente falando.

Bem estar: Um ambiente bem iluminado, com uma boa ventilação e confortável, faz com que um melhor convívio entre as pessoas que convivem nele exista.




Se você está pensando em construir ou reformar, a Ideal Consultoria pode te ajudar! Entre em contato conosco e iremos te ajudar a escolher o que se encaixa melhor nas suas necessidades.


415 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page